• Pedro Lucio

APRESENTAÇÃO DE VENDAS

Atualizado: Jul 19



“A única coisa que está entre você e seu objetivo é a estória de merda que você continua inventando a si mesmo sobre o porquê você não pode alcançá-lo” Jordan Belfort, the Wolf of Wall Street.


O conflito entre as nossas crenças e os nossos desejos acontece em nossa mente. Aturdida com a necessidade de entender e organizar a vida diária, ela ainda tem de administrar a batalha entre o que queremos e o que acreditamos poder conseguir.


A ideia de que nada de bom se produzirá se a crença em tal possibilidade não nascer e se desenvolver antes na mente do indivíduo é unanime. No ambiente de vendas esta é a primeira vitória a ser conseguida.


O bom vendedor trabalha com persuasão e negociação o tempo todo. Para isso é fundamental ser um sujeito convincente, mais do que isso, convicto de suas ideias.


Pensamos logo no vendedor e no ambiente de fechamento de negócios…. e você poderá questionar: “Já que eu não trabalho com vendas qual o sentido disto para mim?


Este é um erro grave: pensar em vendas apenas em ambiente tradicional. O fato é que estamos todos sempre vendendo. Ou você está vendendo ou está fracassando.


Pode ser um produto, um serviço ou a sua própria pessoa. Você pode ser um pai vendendo a necessidade de tomar banho aos seus filhos. Pode ser um professor vendendo aos alunos o valor da educação. Assim, vender se aplica a todos aspectos da vida pessoal e profissional.


Numa apresentação de vendas todos os passos precisam ser planejados antes. Os tópicos, os conceitos, as frases e as possíveis objeções devem ser pensadas e analisadas muito antes da execução, até porque o perfil da audiência terá papel fundamental nas possíveis variações do roteiro.


O mesmo ocorre quando pretendemos conversar com nossa parceira, filho, amante, mãe ou namorado. Planejamos e analisamos antes o desenrolar da “treta” em que os meteremos…


Claro que, como numa venda tradicional, nem sempre conseguimos prever o resultado… Durante a apresentação é necessário estar muito atento a o que se comunica à audiência.

Seja ela formada por uma ou algumas muitas pessoas. Será necessário improvisar e controlar o discurso para que ele siga no rumo planejado, mesmo que a audiência insista em desviá-lo do caminho com objeções e dúvidas repentinas.


Por isso, o planejamento e o treinamento do discurso farão uma tremenda diferença no desempenho de sua apresentação. Até para improvisar é necessário ter controle do conteúdo e dos passos da apresentação.


Obviamente em muitos momentos da vida diária não estaremos em um ambiente clássico de vendas com uma apresentação planejada, mas sim em situações onde apresentaremos a outros nossas ideias e habilidades de forma improvisada, mas nem por isso temos qualquer desculpa para fazer nossa venda de forma grosseira ou descuidada.


Aqui entram 3 elementos, talvez os principais, que fazem a diferença e possibilitam uma comunicação efetiva e eficaz, seja para vender algo, seja para conseguir uma vaga de emprego ou uma “apresentação” para conquistar um pretendente amoroso:


1) Estar atento aos sinais da audiência e ser rápido no pensamento de argumentos que tranquilizem e direcionem o entendimento de sua mensagem.


2) Mostrar entusiasmo, firmeza e energia ao falar. Isto envolve o uso correto da entonação vocal e dos movimentos e sinais da comunicação não verbal.


3) Ser objetivo, mas sem ser superficial no conteúdo do discurso, pois muitos detalhes e fatos apenas aborrecerão e desperdiçarão o precioso tempo da audiência.


Porque vivemos em sociedade e estamos sempre nos apresentando a alguém, podemos entender a necessidade de estar constantemente prontos, preparados e confiantes em realizar uma apresentação, previamente planejada ou subitamente, de improviso.


Estar preparado para vender um produto, uma ideia e principalmente um serviço não acontece por acaso.


Preparamos e aplicamos treinamentos para qualificação de vendedores, especialmente para aqueles que não acreditam serem vendedores.


Estabelecemos estratégias de Marketing e de prospecção para vendas nos mais variados segmentos de mercado. Marketing de serviços é a nossa praia…!!!

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