• Pedro Lucio

PROMOVER PARA VENDER

Atualizado: Jul 19




Suponha que você está embarcando na profissão da moda: empreendedor.


Opa, não é profissão? É uma atitude… ok,… pode ser também.


O fato é que você não está destinado a ser funcionário de ninguém. Você decidiu, ou o mercado, sem vagas de emprego, decidiu por você… Vai montar seu próprio negócio e vai à luta.


O que você vai vender? Produtos, serviços, sonhos, ideias…. algo terá que ser produzido e vendido… e as possibilidades são quase infinitas.


Porém para facilitar ou dificultar sua jornada, as formas de vender qualquer que seja seu produto ou serviço são apenas duas. E aqui estamos falando de apenas de um dos 8Ps de marketing: promoção. Os outros 7Ps ficam para outras oportunidades…


Então podemos dizer que existem duas formas de promover produtos ou serviços, que em alguns momentos e lugares dizemos oferecer, mostrar, vender, ou seja, colocar o seu produto ou serviço de frente para o cliente


São elas: propaganda ou indicação. No fundo ambas formas de promoção procuram causar no potencial cliente as mesmas sensações de confiança, qualidade, mais valor, reputação e outras coisas boas que o motive se tornar um cliente real.


Alguns produtos e serviços são mais adequados para uso de propaganda, enquanto outros serão mais adequados para uso de indicação. O que também não impede de utilizarmos as duas estratégias combinadas em algumas situações.


Obviamente quando decidimos utilizar uma das duas formas de promoção, teremos que detalhar as estratégias, tanto para propaganda quanto para indicação, e nisso, entram os outros 7 Ps de marketing.


Estratégias para uso de propaganda são geralmente utilizadas para produtos, notadamente produtos de varejo, produtos simples ou com tecnologia comprovada e de uso corrente, produtos para consumo em grande escala.


Alguns serviços mais simples e que não demandam grande preocupação dos clientes também podem utilizar propaganda como estratégia de promoção.

Porém, quanto mais valor e tecnologia embarcada, ou criticidade da função a desempenhar do produto ou serviço, mais tais produtos ou serviços dependerão de indicações, de boas referências e comprovações de qualidade.


Da mesma forma ocorrerá com serviços mais complexos, caros ou arriscados. Por exemplo, você procuraria um médico oftalmologista para uma operação de catarata, apenas vendo propagandas no google? Ou pediria indicação de algum conhecido que já passou por tal procedimento médico?


Na definição de uma propaganda para promover um produto, precisamos levar em consideração vários fatores, entre eles destacamos alguns detalhes: uma boa ideia para a diferenciar o produto dos concorrentes e para provocar uma sugestão de compra no potencial cliente.


Cores e embalagens planejadas que provoquem a expectativa de um bom produto, assim como um preço competitivo que, no conjunto provoque uma boa imagem e que, no mínimo, transmita uma sensação de parecer bom para os potenciais clientes.


Estratégias para uso de indicação como promoção já são bem mais complexas. Muitos serviços dependem desta estratégia, ainda mais os que demandam riscos e confiança na sua aplicação como relativos à medicina, psiquiatria, segurança e muitos outros.

Da mesma forma quando altos valores monetários estão envolvidos na transação comercial, os compradores vão precisar de referências e indicações para tranquilizar suas preocupações prévias.


E como estabelecer indicações como forma de promoção? Bem alguns detalhes também precisam ser analisados e considerados nisso, destacamos os principais.

Para promover um produto ou serviço por indicações é necessário desenvolver e manter uma boa reputação no mercado de atuação. Além disso é preciso ter bons contatos que, se relacionem com os seus potenciais clientes e que façam as indicações com convicção, recebendo ou não para isso.

A estratégia de divulgação através de indicações e referências demandará ter os contatos adequados ao mercado de atuação e a manutenção destes por relacionamento profissional (networking), e isto requer tempo e constante ajuste da comunicação.

Obviamente esta estratégia deve ser planejada, executada e medida sua eficácia para constante feedback e reorientação dos elementos aplicados. Planejar e executar a promoção de um produto, uma ideia ou um serviço não acontece por acaso ou de qualquer forma.

Nós da Planeto estabelecemos estratégias de marketing e de prospecção para vendas nos mais variados segmentos de mercado, seja por propaganda, por indicação ou utilizando simultaneamente as duas formas.


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