• Pedro Lucio

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Atualizado: Jul 19





Um sintoma como uma simples dor de cabeça pode ser consequência de uma série de causas. Desconfiamos de algumas delas e tomamos algumas ações corretivas. Se desconfiamos que a causa seja um distúrbio alimentar, tratamos o aparelho digestivo. Se desconfiamos da ‘friagem” da noite anterior, tratamos da sinusite… E por ai vai….


Se o sintoma não passa e temos muito desconforto procuramos um médico. De preferência indicado por alguém em quem confiamos. E este doutor fará o que? Aplicará vários testes e questões para analisar a situação e definir a causa de tanto desconforto. O nome disso é diagnóstico clínico.


Quanto tempo demoramos para procurar um médico depende muito de dois fatores: um é o tamanho do desconforto e a nossa capacidade de resistir a ele. O outro fator é a quantidade de tentativas que faremos para tentar resolver este desconforto sem conseguir a solução.

Em um diagnóstico clínico sério várias funções corporais serão testadas. Várias hipóteses serão levantadas até que se chegue à causa, ou causas, do sintoma percebido, e assim, um tratamento ou solução será definida.


Um diagnóstico empresarial é baseado nas mesmas premissas e metodologia de aplicação do diagnóstico clínico. Partimos sempre dos sintomas percebidos pela alta direção da empresa sem, contudo, nos prendermos às ideias preconcebidas de quais são as causas e mais ainda, quais seriam a melhores soluções para as causas encontradas.


Nosso serviço de diagnóstico empresarial é executado em 5 etapas com maior ou menor duração, dependendo da estrutura da empresa em questão. Seja uma pequena empresa de serviços ou uma grande empresa industrial algumas funções terão maior ou menor relevância nesta análise, porém, todas as funções da empresa passarão pela nossa verificação. São as etapas:


1) Definição do questionário de referência adequado ao tipo de empresa, produtos e mercado de atuação. Perguntas que levantarão as condições dos processos de negócio em todas as áreas, indicadores de resultado e situações.


2) Entrevistas e coleta de respostas ao questionário preparado. Nesta etapa algumas adaptações podem se fazer necessárias em função das respostas obtidas. Aqui vale mais uma vez a experiência do consultor que conduz a entrevista.


3) Análise dos resultados e indicadores recebidos. Além da avaliação específica dos resultados obtidos da função entrevistada, uma análise cruzada será aplicada nas funções afins e nas relações fornecedor-cliente internas.


4) Identificação das relações causa-efeito, soluções e oportunidades de melhoria para toda a estrutura da empresa. Nesta etapa é que as ideias de todos os envolvidos serão levadas em consideração formando um leque de opções.


5) Apresentação dos resultados do diagnóstico. Neste relatório são apresentadas as conclusões, sugestões e oportunidades de melhoria já estabelecidas em um plano de ações com prazos e custos previstos.


Os motivos do insucesso de uma empresa precisam ser estudados e utilizados para corrigir os erros e melhorar os resultados.


O primeiro passo para isso é pesquisar e entender seus indicadores financeiros, pois, todas as decisões tomadas no gerenciamento da empresa, de uma forma ou de outra, resultarão em seus indicadores. Desta forma os indicadores nos trarão pistas das dificuldades encontradas nos processos de negócio.


Ao mesmo tempo uma avaliação dos processos de negócio e das pessoas envolvidas na operação nos trarão um entendimento das possíveis causas dos sintomas percebidos nos resultados financeiros.


Parece complexo? Sim, realmente não é um trabalho simples. Ele demanda conhecimento e experiência da equipe que executará todo o diagnóstico.


Sua empresa tem baixos resultados, conflitos internos ou baixa qualidade? Vários são os sintomas, muitas podem ser as causas. Nós podemos curar sua empresa!


Possuímos uma equipe de especialistas seniores, cuja experiência em gestão e na execução de diagnósticos empresariais, nos mais variados tipos de empresa e segmentos de mercado, trarão muitos benefícios a sua organização.


#diagnosticoempresarial; #resultados; #melhorias; #avaliacao; #diagnostico


3 visualizações