Todos emitimos mensagens diariamente, em conversas, por sinais, textos, vídeos, áudios pessoais ou profissionais, assim como quando trabalhamos com propagandas, campanhas de marketing e comunicação em geral.
Em todas estas situações o grande desafio é ser entendido. Até porque não são poucas as vezes que somos mal compreendidos.
Alguns destes “desentendimentos” podem causar conflitos e inimizades por muito tempo. Amizades são desfeitas e relacionamentos são destruídos devido à falta de “entendimento” e, no centro de tudo isso estão as mensagens...
Ninguém entende ou é entendido por ninguém sem considerar além das palavras a serem ditas, as emoções envolvidas e a situação em que fazemos a tentativa de transmitir qualquer informação ou mensagem.
Complicado? Sim... não é fácil. Vamos complicar um pouco mais.
Outro aspecto a considerar é o fato que nós não operamos diretamente no mundo em que vivemos, mas de acordo com o modelo mental ou mapa do mundo que criamos em nossa mente.
Como cada indivíduo interpreta o mundo com sua experiência e personalidade próprias, é muito fácil deduzir que os “mapas mentais” são diferentes para cada sujeito.
Os mapas mentais são criados pelo nosso entendimento do mundo.
O nosso comportamento e a nossa comunicação com os demais são sempre guiados pelos nossos mapas mentais. Nosso entendimento das relações, das intenções ou explicações, enfim, das mensagens que recebemos, passa pelo julgamento mental conforme o mundo que criamos em nossa mente.
E o problema é que o mapa não é o território!
Nosso entendimento do mundo, ou mapa mental, é formado a partir da mistura das diversas experiências vividas com outros aspectos como caracteres genéticos, ambiente cultural, educação recebida, personalidade pessoal, necessidades momentâneas e motivações pessoais.
Além do aspecto individual, isto é, não existem dois seres humanos com o mesmo mapa mental devido às influências dos aspectos já citados, os indivíduos mudam, se desenvolvem e com isso sua interpretação do mundo e dos acontecimentos também mudam, isto é, o perfil comportamental também muda com o tempo como reflexo da mudança em seu respectivo mapa mental.
E por isso que determinada mensagem será interpretada de determinada forma pelo indivíduo A e completamente / ligeiramente diferente pelo indivíduo B.
Apesar de não existirem dois seres completamente iguais, existem diversas teorias e ferramentas para medir, diferenciar e classificar indivíduos em tipos diferentes de perfil comportamental, cuja origem e motivação de uso é tentar prever modelos comportamentais, quesito importante para uso na comunicação, na seleção de funcionários e parceiros, no treinamento e na motivação deles. Mas isso já é assunto para um texto futuro.
Dizem até que: “Para bom entendedor meia palavra basta.” E isso é verdade, embora pareça meio arrogante. Para o “entendedor” de determinados temas, não é necessário detalhar muitas explicações sobre assuntos de seu dia a dia, ele geralmente já capta aonde queremos chegar no meio da conversa.
Isto significa que, apesar dos diferentes mapas mentais, quando enveredamos por determinado tema, quando usamos vocabulário apropriado ao tema e, quando nosso conteúdo das mensagens é interessante para este determinado “segmento” de mercado, conseguimos nos fazer entender.
Remetendo isso para um de nossos ramos de atuação: marketing de conteúdo, começamos a entender o porquê de certos conceitos que utilizamos e como eles fazem toda diferença no resultado do trabalho.
Quando aplicamos a estratégia de marketing de conteúdo, nós desviamos o foco das mensagens tradicionais direcionadas aos produtos e seus benefícios para um foco mais informativo sobre assuntos e temas relacionados ao segmento de mercado que atuamos.
O objetivo é desenvolver autoridade no tema, ser referência no segmento de mercado, divulgar serviços e a marca, criar uma rede de clientes e seguidores, isto é, criar o próprio mercado as vezes.
Aqui é muito importante utilizarmos os termos e vocabulários do segmento de mercado, utilizarmos da experiência de atuação prática e trazer novidades e conhecimento para a audiência. Isto é, termos conteúdo nas mensagens.
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