• Pedro Lucio

VALOR x PREÇO



Em nossas andanças diárias em visitas à clientes, somos obrigados a almoçar em restaurantes e lanchonetes pela cidade. Com isso vamos conhecendo e anotando os melhores e piores lugares para esta aventura que é se alimentar em São Paulo.

Conheço do assunto e posso garantir que existem poucos lugares onde o valor da comida é equivalente ao preço que se paga. Isto é, encontramos comida ruim por um preço alto na maioria dos estabelecimentos.

Obviamente estamos falando de preços e valores e, para cada ser humano existe uma variação bem grande nestes termos, para qualquer coisa que se queira comparar.

Uma das maiores dúvidas de todos empresários é exatamente essa relação entre preço e valor de seus serviços ou produtos. Quanto deve ser entregue (valor) e quanto o mercado está disposto a pagar por isto (preço). Dúvida que aparece na fase inicial de planejamento da empresa e permanece até o final de sua existência.

Aqui precisamos lembrar que: Preço é o que você paga por um serviço. Valor é a sua avaliação do que você recebe em troca.

Muito da estratégia de marketing para atração de cliente e promoção da marca se baseia no incremento de serviços ou produtos agregados, cuja função é aumentar a sensação de valor e incremento da experiência do cliente. Para isso recomendo a releitura do nosso texto: https://www.planeto.com.br/post/parabens-pela-conquista-o-seu-produto-foi-o-escolhido


Todos conhecem esta frase: “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercad”.

Lembro-me da primeira vez que vi esta propaganda na tv. Aquilo foi como um soco no estomago. Como eu não tinha pensado nisso antes? Obvio, simples, claro, direto.

Certas coisas têm valor. E algumas tem somente preço. Não valem nada. Isto é, não tem valor. Outras tem um valor enorme e não tem preço.

Podemos concluir que preço se refere ao dinheiro que damos por algo. Já valor está ligado a percepção do que recebemos, ou seja, a qualidade, os recursos, as habilidades, e credibilidade inclusas em um serviço ou produto.

Para que possamos aumentar a percepção de valor de nossos serviços ou produtos, ou mesmo de nossa marca, precisamos ter uma ótima estratégia de posicionamento. Claro que não basta termos serviços agregados e oferecermos qualidade, é necessário posicionar adequadamente para que seu serviço seja visto pelo seu público-alvo.

E posicionamento é marketing. Sem uma boa estratégia de marketing não é possível estabelecer, posicionar e manter a marca de forma adequada no mercado.

Steve Jobs criou uma estratégia para a Apple baseado justamente em técnicas de posicionamento de mercado para atingir maiores e melhores públicos. Em qualquer uma de suas famosas palestras de lançamento de produtos, Jobs fazia questão de enfatizar a proposta única de valor da empresa.

Hoje temos uma grande parte do mercado totalmente fidelizada na marca Apple e, mesmo que seus produtos sejam os mais caros (preço), são os que trazem as melhores experiências e percepções (valor) aos seus clientes cativos.

No vídeo abaixo podemos entender melhor a estratégia de posicionamento da marca que trouxe tamanho valor agregado a seus produtos:

https://www.youtube.com/watch?v=_DQN5jt3Fl8

Entre os vários conceitos utilizado por Steve Jobs, dois se destacam:

Ter um bom produto ou serviço para se vender, que demanda estabelecer um posicionamento forte para destacar o valor dos serviços e produtos ligados a marca.

Vender sonhos, porque isso é que moverá as pessoas para comprarem. O movimento pela oferta certa, entregue na hora certa e no lugar certo.

As pessoas estão sempre comparando preço x valor, e decisões são tomadas na percepção que você cria no seu cliente. Justamente por isso, ambos os conceitos se complementam.

O antigo embate entre qualidade e custo. Alguns só dão valor ao que tem um preço barato, e a luta é sempre mostrar o valor do seu produto ou serviço, para que o preço possa ser mais elevado.

Serviços ou produtos com percepção de valor acima dos preços praticados são facilmente vendidos. Do contrário, serviços e produtos com preços acima dos valores percebidos pelos clientes terão muita dificuldade de comercialização.

É necessário saber posicionar uma marca e comunicar bem a experiência que o produto ou serviço vendido, representante da marca, vai causar no consumidor.

Precisa de ajuda para estabelecer uma estratégia de marketing para seus serviços, para atendimento e desenvolvimento de mercado, estrutura ou equipe de vendas para a sua empresa?

Necessita desenvolver um planejamento estratégico que integre a empresa e direcione a organização para um excelente atendimento a seus clientes? Precisa incrementar suas vendas?

Nós da Planeto podemos ajudá-lo.

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