Processos

Diagnósticos.jpg

Diagnóstico Empresarial

Como em um organismo vivo ou em algum equipamento complexo, os sintomas de mal funcionamento muitas vezes escondem suas verdadeiras causas. Nossa intenção com a realização do diagnóstico é descobrir causas de baixo desempenho da organização, a situação geral do empreendimento e oportunidades de melhorias.

 

Muitas vezes o desempenho nem pode ser considerado abaixo do esperado, outras vezes não se tem essa certeza, mas o foco do diagnóstico é encontrar oportunidades de melhoria, e isso, mesmo os processos ajustados muitas vezes apresentam.

 

Para isso analisamos os diversos indicadores dos processos de negócio da empresa, desde os financeiros até os de atendimento a clientes, passando por todos processos, departamentos e funções. Se os indicadores não existem formalmente, obviamente existem informações a serem coletadas para chegarmos até eles.

 

Além de uma visão sobre as áreas da empresa buscamos o entendimento sobre o relacionamento funcional entre as diversas equipes que compõem a organização. Os sistemas em uso, regras de negócio e procedimentos de trabalho também serão avaliados quanto a sua real eficácia.

 

Partindo do entendimento das necessidades originadas na alta direção e entrevistando os principais gestores dos processos, podemos confrontar ideias e necessidades, muitas vezes incompatíveis e por vezes complementares.

 

Os procedimentos comerciais, os resultados de vendas e a abordagem de marketing da empresa nos mostrarão a efetividade do atendimento ao mercado de atuação. Aqui também é fundamental a integração entre as funções planejar, executar, negociar e entregar. Isto é, a integração entre todas funções da empresa para cumprimento de seus propósitos.

 

Como resultado do diagnóstico apresentaremos um relatório com os principais pontos observados e com as oportunidades de melhoria identificadas na forma de projetos, com prazos e formas de execução.