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DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Não se gerencia o que não se mede

Não se mede o que não se define

Não se define o que não se conhece

Não há sucesso no que não se gerencia.

W. E. Deming

Como em um organismo vivo ou em algum equipamento complexo, os sintomas de mal funcionamento e os baixos resultados obtidos muitas vezes escondem as suas verdadeiras causas. Análises rasas e poucos dados disponíveis muitas vezes confundem empresários e administradores sobre as verdadeiras causas.

 

A nossa intenção com a realização do Diagnóstico Empresarial é descobrir as verdadeiras causas do baixo desempenho da organização, avaliar a situação geral do empreendimento, as possíveis oportunidades de melhorias e fornecer ao administrador um plano de ações para reverter o desempenho da empresa.

Muitas vezes o desempenho da empresa nem pode ser considerado abaixo do esperado, visto que  os indicadores apropriados aos processos e as pessoas, muitas vezes não são controlados.

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Outras vezes, mesmo com a simples análise dos indicadores, administradores e diretores experientes não conseguem ter certeza das causas e quais as possíveis ações corretivas seriam necessárias pois, justamente a falta de integração entre as funções, a disparidade de conceitos de trabalho, e a diferente qualificação das equipes, por exemplo, produzem um desbalanceamento de capacidades em todo os processos do negócio.

 

Utilizando a nossa metodologia de análise cruzada de resultados por função, somada à entrevistas com a equipe e observações sobre os processos, produzimos um diagnóstico da organização cujo principal objetivo é encontrar oportunidades de melhoria, e isso, mesmo os processos ajustados e eficientes muitas vezes apresentam.

 

Para isso analisamos os diversos indicadores dos processos de negócio da empresa, desde os financeiros até os de atendimento à clientes, passando por todos processos, departamentos, funções e pessoas. Serão avaliados os aspectos da cultura interna da empresa, comportamentos e a motivação das pessoas em comparação com os procedimentos de gestão das pessoas.

 

Se os indicadores não existem formalmente, obviamente existem informações a serem coletadas para chegarmos até eles e podermos produzir parâmetros de medição e comparação com os resultados obtidos após as mudanças propostas serem implementadas.

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Além de uma visão integrada sobre as áreas da empresa, buscamos o entendimento sobre o relacionamento funcional entre as pessoas e as diversas equipes que compõem a organização. Os sistemas em uso, as regras de negócio, as rotinas e os procedimentos de trabalho também serão avaliados quanto a sua real eficácia, funcionalidade e capacidades.

 

Partindo do entendimento das necessidades originadas na alta direção e entrevistando os principais gestores dos processos, podemos confrontar ideias e opiniões, conceitos e entendimentos, muitas vezes incompatíveis e por vezes complementares que, por falta de um elemento "de fora" do ambiente da organização, não conseguem alinhar ações eficazes.

 

Os procedimentos comerciais, os resultados de vendas e a abordagem de marketing da empresa nos mostrarão a efetividade do atendimento ao mercado de atuação e a estratégia aplicada para gerenciar estes relacionamentos, fundamentais para a empresa. Aqui também é fundamental a integração entre as funções planejar, executar, negociar e entregar. Isto é, a integração entre todas funções da empresa para cumprimento de seus propósitos.

 

Como resultado do Diagnóstico Empresarial apresentaremos um relatório com os principais pontos observados e com as oportunidades de melhoria identificadas na forma de um projeto, com ações, investimentos, prazos e formas de execução.

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