PESSOAS
É inútil ou pouco eficaz,
Treinar e não selecionar, selecionar e não treinar,
Selecionar, treinar e não motivar.
Petrus Lucius
Não existem empresas sem pessoas. Consideramos aqui todos os envolvidos na operação da empresa: seus colaboradores diretos e indiretos, seus parceiros, fornecedores e sobretudo seus clientes. A interação entre eles, seus costumes e conhecimentos, sua linguagem, suas habilidades e atitudes diferentes impactam diretamente nos procedimentos de trabalho e nos resultados obtidos.
A integração das pessoas para formação de uma equipe coesa e vencedora tem então alguns desafios pela frente. Desde a necessária sinergia entre elas, como a integração e adaptação aos processos de negócio até a integração aos propósitos da empresa e suas relações com o mercado de atuação.
Desenvolvemos projetos para avaliação, treinamento, qualificação e motivação das pessoas com base na meritocracia, onde os indivíduos são reconhecidos pelo desempenho diferenciado, e na andragogia, onde as atividades experimentadas são utilizadas como base do conhecimento aprendido, adequados a cultura e necessidades de cada empresa.
Nossos projetos não se restringem a qualificação das pessoas, mas avançam em direção à integração com os Propósitos e Processos da empresa, visto que as melhorias e os resultados operacionais planejados na estratégia da empresa dependem diretamente do desempenho de suas equipes. Entre os diversos projetos desenvolvidos aqui podemos citar:
RH ESTRATÉGICO: O objetivo deste projeto é estabelecer rotinas para o desenvolvimento e a manutenção das pessoas da organização. O seu foco é a construção de uma política para gestão dos recursos humanos com a implantação de procedimentos, ferramentas e rotinas nos processos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, remuneração e administração de pessoal, alinhadas à estratégia e a cultura organizacional.
Sendo um dos elementos fundamentais das empresas, as pessoas que delas fazem parte necessitam de cuidados e políticas que estabeleçam como são selecionadas, treinadas e desenvolvidas para desempenharem suas tarefas em um ambiente propício à sua satisfação e ao cumprimento de suas funções em alinhamento com os propósitos da empresa.
TEAM BUILDING: Este é um projeto para formar uma equipe de trabalho que atue de forma integrada como os mesmos objetivos, altamente motivada e flexível para se adaptar as alterações do ambiente de atuação. Nosso conceito de equipe envolve o compartilhamento de ideias, por vezes diferentes e a integração dos participantes na busca de metas e resultados coletivos.
O programa para formação de equipes envolve o correto entendimento do ambiente de trabalho e da cultura organizacional onde os envolvidos cumprem as suas tarefas.
A nossa abordagem envolve orientações e treinamentos individuais e coletivos, onde usamos exercícios e dinâmicas apropriadas ao contexto da organização.
MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO: O foco deste projeto envolve a aplicação de treinamentos e orientações tanto individuais quanto coletivas, com o acompanhamento periódico das atribuições e a medição do desempenho tanto dos indivíduos quanto das equipes em atuação.
A aplicação conjunta da metodologia de formação de equipes com o monitoramento do desempenho e avaliação dos resultados, feitos de uma forma planejada e atenta as diferenças de formação e culturas individuais, promoverá um alto compromisso com a organização.
Este projeto é recomendado para ser aplicado à toda empresa ou à departamentos específicos, onde se identificaram sinais baixa produtividade, fraca motivação, baixos resultados ou conflitos na relação entre os participantes.
CLIMA ORGANIZACIONAL: Este é um projeto de pesquisa do clima organizacional da empresa onde, com a aplicação de uma ou mais ferramentas de diagnóstico poderemos interpretar o atual momento e como as pessoas sentem alguns temas importantes para a gestão da empresa e, assim, podermos propor um plano de ações para melhoria do ambiente de trabalho e consequente melhoria dos resultados.
Dentre os vários temas abordados, por exemplo: imagem da empresa, cultura organizacional, cooperação e senso de pertencer, remuneração e benefícios, estilo gerencial e lideranças, comunicação e transparência, condições de trabalho, etc.
A aplicação de questionários de forma individual e privada aos funcionários, a aplicação de entrevistas individuais com gestores, e a análise e interpretação dos resultados, permite identificar e compreender os fatores que impactam no atual ambiente de trabalho, possibilitando um processo assertivo de correção dos procedimentos de gestão de pessoas, processos de trabalho e práticas existentes.
TREINAMENTOS: Neste tipo de projeto nós atendemos as demandas de desenvolvimento e qualificação de pessoas e equipes para funções de liderança, para funções operacionais ou administrativas, posições de atendimento a clientes ou de bastidores e processos internos. Nossos projetos de treinamento são totalmente customizados em função das necessidades e limitações de cultura da empresa e tipo de segmento de mercado de atuação.
Utilizamos uma composição dos processos de trabalho dos envolvidos no treinamento e suas respectivas funções com exercícios através de uma metodologia lúdica e vivencial aplicada a teoria conceitual, adaptados a linguagem, cultura e necessidades de empresa.
A alternância entre exercícios, jogos, cases e exposição teórica, nos permite proporcionar um conjunto de situações em que os participantes constroem e assimilam conceitos e posturas para um desempenho individual diferenciado ou em grupo.
Estes projetos são sempre desenvolvidos com a participação das principais lideranças envolvidas nos processos da empresa, para que, através de sua participação, observar a experiência real nas dificuldades enfrentadas e de forma efetiva obtermos seu compromisso com as melhorias implantadas.
Por isso não possuímos soluções de “prateleira” e, pelo contrário, cada situação e empresa necessita de uma solução customizada e adequada à sua cultura interna, suas características técnicas, condições econômicas e objetivos estratégicos.
Nossa abordagem ocorre pela análise do cenário e identificação dos elementos de causa e efeito, sempre com a visão do contexto da empresa e da integração dos seus três elementos básicos: propósitos, pessoas e processos.
Partimos então para a definição de alternativas e soluções que possibilitem a melhoria dos resultados e a eficácia na gestão dos recursos e atividades da empresa, sempre de forma integrada aos departamentos e funções da organização.