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PROCESSOS

Nem tudo que é simples é bom,
Mas tudo que é bom é simples.

Petrus Lucius

A variabilidade dos processos de trabalho causa muitas vezes as dificuldades de produtividade em qualquer organização estabelecida, seja para fornecimento de produtos ou de serviços. A variação dos processos, falta de regulagens e calibrações, as deficiências de treinamento e desempenho de pessoal, entre outros motivos, dificultam o gerenciamento e a obtenção de resultados nos departamentos em separado ou no ciclo completo da empresa como um todo.

Quando tratamos de processos, incluídos aqui todos os procedimentos de trabalho, de todos os departamentos, os sistemas de gestão, os softwares aplicativos e as demais rotinas que definem a forma como o trabalho é executado, como a tecnologia é utilizada, como a qualidade é conseguida, enfim, todos os detalhes e recursos para a execução planejada dos produtos e serviços direcionados ao mercado e aos clientes.

Desenvolvemos projetos para revisão, controle, estabilização e fixação dos processos de negócio, mapeamento e desenho de processos, revisão e implantação de CRMs e ERPs, promovendo a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade dos processos para produção de produtos ou a prestação de serviços.

Neste tópico, como nos anteriores, o foco dos projetos não se restringe a revisão ou a estabilização dos processos, mas avança em direção a integração com as Pessoas e os Propósitos da empresa, visto que as melhorias e resultados operacionais planejados na estratégia de atuação da empresa dependem diretamente do desempenho de seus processos de negócio.

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REVISÃO DE PROCESSOS: O foco deste projeto é a análise, a mudança, a definição e a fixação dos processos de negócio da empresa, seja em qualquer departamento ou função, comercial, planejamento, produção, qualidade, recursos humanos, financeiro, entre outros ou para todo o sistema de gestão da empresa.

Através desta revisão analisamos os recursos utilizados nos processos, a produtividade de cada rotina, sua adequação ao ciclo completo, os prazos utilizados, os custos imputados, a qualificação necessária e a aparente dos recursos humanos, se existem indicadores do processo ou de qualidade com o objetivo de buscar melhorias, documentar as rotinas e fixar a tecnologia.

 

Também com este projeto estabelecemos as necessidades de adequação de softwares de gestão integrada e aplicativos funcionais, executamos mapeamento e desenho de processos de negócio, aplicamos treinamentos de pessoal e gerenciamos a implantação de ERP, CRM, BPM, entre outros.

INDICADORES DE GESTÃO: Este é um projeto que visa entender e

Este é um projeto que visa estudar e estabelecer indicadores para os processos de negócio que ajudem os gestores monitorarem o desempenho das funções e da empresa como um todo. Denominados ainda como KPIs por diversos administradores, estes indicadores estarão direcionados para capacidade produtiva das equipes como forma de possibilitarem que o resultado final desejado aconteça na organização.

Parâmetros como prazos de entrega parciais e finais, índices de qualidade dimensionais ou por atributos, índices de capacidade quantitativa, volumétrica ou de produtividade de produção, de atendimento ou de vendas, custos e descontos, estes e outros, adequados ao segmento e processo de negócio da empresa precisam ser mensuráveis, exequíveis e fazerem sentido para a organização.

IMPLANTAÇÃO DE CRM E ERPCom este projeto realizamos pesquisas e análises de conformidade para escolha e implantação de softwares de gestão integrada adequados aos processos e cultura de gestão da empresa, seja ela de que qualquer tipo de segmento de mercado ou característica de atuação.

Partindo do mapeamento dos processos da organização e das características culturais da empresa, podemos estabelecer parâmetros de avaliação dos diversos aplicativos disponíveis no mercado e gerenciar os contatos para avaliação detalhada dos recursos e características de cada um deles, sempre focando nos aspectos de custo, benefícios específicos e retorno do investimento.

Faz parte deste projeto a avaliação das capacidades e recursos de comunicação e armazenagem de dados da empresa, em sistemas hospedados em servidores na empresa ou em servidores remotos, a capacidade de acesso dos equipamentos será avaliada para evitar descontinuidade de transações dos processos.

ORGANIZAÇÃO MODELO 5S: Este é um projeto que visa entender e

Este é um projeto para desenvolver um programa de organização da empresa baseado no modelo de gestão da qualidade 5S, oriunda do Japão e desenvolvida para redução de desperdícios, organização, limpeza e manutenção da segurança na empresa.

Nosso projeto envolve a formação e treinamento de equipes para execução do programa e a nossa coordenação para a elaboração dos procedimentos, das campanhas internas, treinamento e conscientização do pessoal, monitoramento e auditoria na implantação do programa.

O programa 5S provoca uma completa mudança na forma de trabalho da empresa promovendo os conceitos de: Higiene; Segurança; Organização; Sensatez e Respeito. Esta técnica, depois de ocidentalizada, tem sido difundida e aplicada em diversas empresas, tendo como objetivo a melhoria do ambiente de trabalho, tanto no “chão de fábrica” como no ambiente administrativo, trazendo melhoria da produtividade em geral.

ESTRUTURAÇÃO COMERCIAL: Este projeto objetiva revisar e adequar toda a estrutura de prospecção e vendas da empresa. Partindo do entendimento do ambiente de negócios e avaliando a estrutura e os processos atuais, as tendências do mercado e as tecnologias disponíveis, estabelecemos um programa de transição para uma estrutura mais produtiva e rentável.

Este projeto compreende a revisão completa das pessoas e funções componentes da estrutura comercial, abrange a avaliação das regras de negociação, alçadas e comissionamento, se existirem, avaliação dos sistemas e ferramentas utilizadas, canais de comunicação com o mercado, programa de marketing em uso e o processo operação logística, envolvendo abastecimento, estoque e entrega.

A avaliação e definição de perfis profissionais para função, a definição da forma de atuação e as regras da operação servirão de base para as entrevistas e seleção de profissionais para área de vendas, se necessário a troca de pessoal. Orientação e treinamento do pessoal completam o projeto.

Estes projetos são sempre desenvolvidos com a participação das principais lideranças envolvidas nos processos da empresa, para que, através de sua participação, observar a experiência real nas dificuldades enfrentadas e de forma efetiva obtermos seu compromisso com as melhorias implantadas.

Por isso não possuímos soluções de “prateleira” e, pelo contrário, cada situação e empresa necessita de uma solução customizada e adequada à sua cultura interna, suas características técnicas, condições econômicas e objetivos estratégicos.

Nossa abordagem ocorre pela análise do cenário e identificação dos elementos de causa e efeito, sempre com a visão do contexto da empresa e da integração dos seus três elementos básicos: propósitos, pessoas e processos.

Partimos então para a definição de alternativas e soluções que possibilitem a melhoria dos resultados e a eficácia na gestão dos recursos e atividades da empresa, sempre de forma integrada aos departamentos e funções da organização.

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