top of page

TRABALHO EM EQUIPE

Atualizado: 19 de jul. de 2020



“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”, disse certa vez Michael Jordan.


Considerado por muitos como o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos outros como um dos mais importantes esportistas da história. Certamente ele sabia do que estava falando.

Não bastam apenas alguns poucos e bons jogadores, e nem mesmo ter todos os jogadores em alto nível, se não houver integração e entrosamento entre eles.

Enquanto muitas equipes sofrem com a falta de entrosamento de seus jogadores, outras equipes conseguem excelentes resultados e ganham campeonatos justamente apresentando uma ótima integração entre seus membros.

Costumamos dizer que o que difere um grupo de uma equipe é justamente o entrosamento, a integração e o trabalho conjunto. Isso vale tanto para equipes esportivas como para equipes de trabalho em qualquer tipo de empresa.

Toda equipe é um grupo. Mas nem todo grupo é uma equipe. Grupo é um conjunto de pessoas praticando suas funções, focados em suas metas e recursos individuais, com resultados individuais, mesmo tendo objetivos conjuntos.


Uma equipe é um conjunto de pessoas que compartilham metas e recursos, alternando funções e tarefas, com objetivos e resultados conjuntos.

Obviamente os resultados de uma equipe bem entrosada serão muito superiores aos de um grupo, mesmo que organizado, mas sem integração.

Costumamos dizer que o potencial de resultado de qualquer equipe bem entrosada pode ser bem maior que a simples soma de suas partes. Apesar de muitas empresas saberem disto e buscarem montar suas equipes de trabalho de forma harmônica, o que se vê na prática é a grande dificuldade que esta tarefa demanda. Não é uma tarefa fácil de fazer ou de manter.

As organizações precisam de líderes capazes de formar equipes e obter delas bons resultados, sabendo que qualquer conjunto será composto por pessoas com características diferentes, algumas poucas talentosas e muitas outras medianas, que trabalham juntas e não aparecem, mas sem elas dificilmente os resultados almejados seriam alcançados.

É necessário um trabalho cuidadoso na análise das muitas diferenças existentes entre as pessoas do grupo, além da aplicação de dinâmicas e eventos para o desenvolvimento do respeito e da confiança mútua entre seus membros.

Sem esta base de entendimento entre seus membros não podemos iniciar a distribuição de tarefas ou atribuições. Nem discutir objetivos ou estratégias de trabalho, visto que pessoas que não se relacionam de forma satisfatória não conseguem combinar nem mesmo um churrasco de fim de semana.

Organizar e trabalhar em equipe exige diversos quesitos, entre eles, estar preparado para eventuais derrotas em equipe, visto que o desenvolvimento leva algum tempo. Outra característica importante é que: são nas derrotas e baixos resultados que conhecemos a equipe, seus integrantes e potencialidades.


Como recebem e reagem ao resultado negativo fará toda diferença. Neste momento diferenciamos grupos de equipes, potencial de crescimento de limite de desenvolvimento.

Partir de um grupo para se obter uma equipe exige um trabalho sério e árduo, mas perfeitamente possível e altamente compensador para empresas ou times esportivos. Resultados positivos trazem resultados econômicos e isso, todos desejam.

A sua empresa tem um grupo de funcionários ou uma equipe entrosada e vitoriosa? Mudar essa situação é um desafio para sua organização? Se você tem dúvida em como transformar um grupo desmotivado em uma equipe integrada e entusiasmada, fale conosco.


Nós da Planeto tratamos de pessoas e desenvolvemos equipes em muitos de nossos clientes e parceiros. Este é o nosso dia a dia.

Estamos aqui para auxiliá-lo na definição da estratégia de mudança, na execução do planejamento e no desenvolvimento de todo o projeto. Vamos juntos construir sua equipe de sucesso em 2020!!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page