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A INTEGRAÇÃO COMO ESTRATÉGIA

Atualizado: 24 de fev.



“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.” Sun Tzu

 

Deste aforismo podemos concluir que: com uma determinada estratégia e sem tática ainda é possível vencer, porém, com uso da tática, mas sem estratégia, a vitória é quase impossível. Aqui se faz necessário esclarecer:


Estratégia é o plano definido para atingir determinado objetivo e Tática é o método utilizado para executar o plano definido. 

 

Aplicando este conceito ao nosso mundo de Gestão Empresarial, observamos que algumas empresas têm uma determinada estratégia definida para atingir seus objetivos e aplicam programas, criam projetos e tomam decisões táticas alinhadas com a estratégia definida.

 

Já outras empresas adotam programas e soluções no nível tático sem nenhuma estratégia que alinhe tais ações. Isto é, aplicam programas e soluções voltadas para tentar resolver dificuldades específicas e sem qualquer preocupação de integração com as demais funções ou processos da empresa.

 

A aplicação de soluções isoladas para a correção de dificuldades específicas dos processos de negócio de empresas costuma não produzir os resultados esperados e, ao contrário, muitas vezes trazem maiores dificuldades para os processos por não estarem ligadas a uma determinada estratégia que considere a necessária integração com as outras funções da empresa.

 

Como por exemplo o corte de despesas pela redução de pessoas na função logística sem considerar o conhecido incremento de vendas no período de final de ano. O que inicialmente pretende reduzir despesas produzirá um aumento direto pelo uso de horas extras para dar conta do aumento do volume transportado no período.

 

Treinamento motivacional do pessoal de vendas visando o aumento do volume de vendas sem a avaliação dos valores relativos de mercado para os serviços ofertados. Ao executar a prospecção comercial os vendedores poderão ficar desmotivados se os preços, que não foram avaliados, estiverem muito além dos preços praticados pela concorrência. Com isso as vendas podem até diminuir, mesmo com o esforço dos vendedores motivados.

 

A contratação de uma empresa de publicidade para execução de campanhas em mídias sociais sem a preparação de uma estratégia que defina mercado alvo, as concorrências nele instaladas, qual o potencial de crescimento e qual é o tipo de persona para os serviços ofertados. O incremento da participação nas mídias com mensagens erradas poderá prejudicar a marca ao invés de promovê-la.

 

Poderíamos citar dezenas de exemplos encontrados no dia a dia das empresas que, com a intenção de resolver suas dificuldades, acabam aplicando soluções de gestão isoladas, sem a devida avaliação das implicações nos processos adjacentes e a falta de uma estratégia que direcione sua aplicação.

 

A aplicação de soluções, ferramentas e programas de gestão estão no nível tático e deveriam estar vinculados a um plano estratégico que considere a necessária integração com as demais funções e departamentos da empresa.

 

Mais que isso, quando citamos a palavra integração precisamos considerar a sua abordagem nos três principais elementos da empresa que estão envolvidos em qualquer plano estratégico e em todos os programas táticos: os propósitos, as pessoas e os processos.

 

Os propósitos da empresa, que naturalmente refletem o objeto do contrato social e são detalhados no planejamento estratégico da empresa, devem ser considerados em qualquer decisão tática ou programa que se aplique na empresa para tratamento de qualquer das funções ou elementos da estrutura.

 

As pessoas precisam ser selecionadas, treinadas, avaliadas e motivadas com base nas premissas definidas no plano estratégico de atuação da empresa, nas habilidades e atitudes definidas de atuação e adequadas à cultura organizacional da empresa, de onde também sairão as indicações para estruturação dos processos de negócio.

 

Os processos de negócio precisam ser lógicos, padronizados e controlados com base em indicadores válidos e, mesmo com o uso de tecnologia, devem ser o mais simples possíveis. Precisam utilizar as ferramentas de comunicação e de execução adequadas às necessidades de precisão, volumes e tempo de execução que requerem a produção e a entrega dos produtos e dos serviços da empresa.  

 

Os resultados das empresas dependem diretamente do desempenho de toda a organização e do quanto e como as funções atuam de forma integradas.


Com isso na mira, nós da planeto desenvolvemos projetos para a melhoria dos resultados, integrando os Propósitos, as Pessoas e os Processos envolvidos na organização e nas suas relações com o mercado de atuação.

 

Acreditamos que o todo de qualquer empreendimento pode ser muito maior que a simples soma de suas partes.

 

A integração entre os propósitos definidos da empresa com a qualificação das pessoas, a capabilidade dos processos e a estratégia de atuação com o mercado produzirá resultados recorrentes e duradouros.

 

A nossa experiência em gestão empresarial, na execução de diagnósticos, na integração de equipes e no planejamento de marketing trarão resultados e a estabilidade da empresa em seu segmento de mercado. Fale conosco.


 

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