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MENSAGEM E PROPAGANDA

Atualizado: 17 de nov. de 2023


No Dia dos Pais de 2020 as mídias sociais tiveram uma grande movimentação em função de uma propaganda da Natura onde, quem protagonizava o papel de Pai era o Thammy Miranda, filho da Gretchen. A publicidade dividiu opiniões na internet e causou bastante polêmica pelo fato do protagonista contratado ser um homem transexual.


Nosso foco de atenção aqui não é questionar a opção de gênero escolhida pelo artista ou a diversidade que a marca decidiu abordar. Mas sim analisar como uma propaganda pode utilizar outros elementos do dia a dia para promover uma marca para um público definido e, como isso, engajar sua audiência e promover seus produtos.


A mensagem utilizada nas propagandas convencionais geralmente focaliza o “tipo de problema que o produto visa resolver”, e desta forma procura atingir um público que tenha este tipo de problema para ser resolvido.


Podemos então pensar que uma propaganda tem no mínimo duas alternativas de foco para criação de sua mensagem: a primeira e mais convencional, foco nas características e benefícios que seus produtos ou serviços trazem para resolver os problemas dos clientes. A segunda e mais recente, foco na cultura e no posicionamento de seu público-alvo em relação as demandas da sociedade e, com isso, trazer seguidores, agregados e fidelizar a marca.


Propagandas possuem um papel fundamental nos veículos de comunicação modernos, e as mensagens que elas transmitem podem não somente promover produtos como também influenciar a forma de pensar da sociedade. O planejamento da comunicação de qualquer negócio para seus clientes precisa levar isto em consideração.


Nos últimos anos as mudanças sociais têm sido muito intensas e têm acompanhado a tecnologia no comportamento do consumidor, e, como nunca foi diferente, é preciso muito estudo e muito planejamento para conseguir se comunicar com todos os públicos.


Com toda certeza as pessoas estão mais atentas às causas que suas marcas abraçam e, como marcas e empresas se comportam perante a sociedade. A natura entendeu que o mundo é feito de pessoas e a força que a marca tem em transmitir uma mensagem é imensa. Uma mensagem capaz de impactar milhares de pessoas positivamente ou negativamente.


Um fator muito importante também é a função de colocar as pessoas para pensarem, questionarem, e ao longo do tempo se engajarem efetivamente em uma mudança de comportamento que por tanto tempo foi negligenciada.


Marcas que se comprometem com a responsabilidade de apoiar causas maiores, geram mudanças importantes em um mundo que precisa de uma reforma nos comportamentos e modo de pensar.


Ao tirar o foco da venda e intensificar o foco no relacionamento, impulsiona a tendência de que tudo é sobre pessoas e não sobre produtos e as marcas que não acompanharem essas mudanças certamente serão ultrapassadas na forma que se comunicam.


Na forma mais tradicional as mensagens em propagandas utilizavam muito a imagem da mulher bem sexualizada e, muitas destas propagandas mais antigas eram um tanto quanto machistas. Atualmente as marcas estão apoiando as causas femininas e o crescimento dos direitos das mulheres na sociedade.


As propagandas continuam usando as mulheres, mas se conscientizaram do quanto é importante transmitir uma mensagem de responsabilidade e como dá para fazer isto sendo bastante criativo e até usar o humor de forma mais sensata.


O exemplo da natura nos mostra a importância de acompanhar o tempo e as mudanças que ele traz. A necessidade que sua marca tem de se comunicar da maneira correta com o seu público-alvo e o quanto o relacionamento e o entendimento sobre “pessoas’’ é essencial em qualquer tipo de negócio.


Empresas são feitas de pessoas. As marcas são construídas por pessoas. Produtos são pensados por pessoas para outras pessoas. É preciso conhecer as pessoas.


Embora a propaganda da Natura tenha sido motivo para muitas militâncias, representou uma classe de pessoas e fez o uso de uma tendência de mensagem que é fundamental.


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