O FORMATO DA MENSAGEM


Imagine um quadro de algum pintor famoso. Ou mesmo um quadro de qualquer pintor não famoso. Observe a moldura do quadro. Geralmente as molduras, criadas para serem molduras, são discretas e simples. Não possuem nenhum detalhe e na grande maioria tem cores neutras. Para que servem afinal?


Se você pensou, servem para realçar a pintura do artista você acertou. Como numa mensagem utilizada em alguma propaganda ou apresentação, existem elementos para adornar o elemento principal.


Numa apresentação de vendas, numa palestra ou numa propaganda dissemos que são necessários basicamente duas coisas: uma boa mensagem e um design bem feito. Justamente porque um reforça o outro. Um não sobrevive sem o outro, e somente juntos podem ter o efeito desejado na propaganda.


A partir do momento em que nasce, você manda uma mensagem ao mundo. Que mensagem é essa? A mensagem é você, aquela criança. É a presença de um anjo, um mensageiro do infinito em um corpo humano.


O infinito, que é um poder total, cria um programa só para você, e tudo de que você precisa para ser o que é está neste programa. Você nasce, cresce, se casa, envelhece e, no fim, volta ao infinito. Don Miguel Ruiz – O Quinto Compromisso


Em nosso mundo tudo, absolutamente tudo transmite mensagens. Nosso cérebro desde muito tempo aprendeu a reconhecer nas imagens, nos sons, nos odores, nos toques e nas intuições uma série de sinais que, traduzidos por nossas percepções culturais nos trazem mensagens.


Utilizamos este conceito na produção de mensagens que usamos no dia a dia e, assim como nas propagandas e nas campanhas de marketing. Todos os sentidos humanos são chamados a participar no entendimento da mensagem que queremos transmitir.


Dizíamos no último texto que, uma propaganda tem no mínimo duas alternativas de foco para criação de sua mensagem: a primeira e mais convencional, foco nas características e benefícios que seus produtos ou serviços trazem para resolver os problemas dos clientes. A segunda e mais recente, foco na cultura e no posicionamento de seu público-alvo em relação as demandas da sociedade e, com isso, trazer seguidores e fidelizar a marca.


Independentemente da alternativa escolhida, o planejamento da mensagem precisará levar em consideração, entre outras coisas, o canal a ser utilizado para que a mensagem seja transmitida.


Muitas pesquisas feitas e já consagradas nos dizem que entre os canais de percepção utilizadas para recepção de mensagens, a eficácia da recepção de qualquer mensagem obedece às seguintes taxas: 60% pelo canal visual, 30% pelo canal cinestésico (tato, paladar e olfato) e 10% pelo canal auditivo.


Pelo canal visual recebemos a maioria das informações e interpretamos a maior parte das mensagens. Nosso cérebro treinado presta atenção no que é mais importante para você agora, e menos atenção em informações secundárias.


Ou seja, se você está lendo este texto, a sua atenção principal está aqui, e não nos possíveis ruídos que existem ao seu redor. É como se você conseguisse desligar as informações que estão ao seu redor, mas que não são importantes para você, como o ruído do ventilador ou do ar-condicionado.


Pensando nisso e mais ainda, em como facilitar este processo, todo o ambiente da propaganda deve ser planejado para que a mensagem principal tenha o necessário destaque.


Nisso entra o design. O que é design? Design é a solução visual de um problema. Cores, formas, cenários, efeitos e uma série de detalhes cuja principal função é fortalecer a compreensão da mensagem principal da propaganda sem de forma alguma atrapalhar sua assimilação.


Na construção da mensagem a ser veiculada pela propaganda nenhum elemento utilizado está lá somente por estar. Até os espaços vazios foram pensados para que o principal da mensagem tenha destaque.


Os tons das cores utilizadas também foram escolhidos para que, combinando com as cores da marca, possam transmitir uma emoção adequada ao teor da mensagem.


O canal visual de percepção é o que traz maior eficácia na recepção das mensagens, e aliado a falta de tempo ou interesse em leitura de longos textos, temos hoje uma tendência mundial pela utilização de vídeos.


Vídeos que utilizam emoções como o humor para contar situações do cotidiano e transmitir uma mensagem comercial, sem ser incisiva ou apelativa, tem conseguido atingir seu público de uma forma muito mais eficaz.

Veja no exemplo da empresa Azul abaixo:


https://www.youtube.com/watch?v=7mPgtN1Hd2A


Na mensagem principal a empresa tem uma novidade que são os canais de tv ao vivo para que os passageiros assistam. Novidade naquela época. E a novidade é tão boa que os passageiros não querem desembarcar.


Vários elementos entraram nessa formatação da mensagem que, se fosse apenas descrita ou simplesmente anunciada não teria o menor efeito.


Precisa de ajuda para estabelecer uma estratégia de marketing para seus serviços, de propagandas ou mensagens para atendimento e desenvolvimento de mercado, estrutura ou equipe de vendas para a sua empresa?


Necessita desenvolver um planejamento estratégico que integre a empresa e direcione a organização para um excelente atendimento a seus clientes?

Precisa incrementar suas vendas?


Nós da Planeto podemos ajudá-lo.


Nossa experiência em gestão empresarial e na integração de equipes, além de ações de Marketing de Serviços promoverão a diferenciação de sua marca em seu segmento de mercado.


Fale conosco. Marketing de Serviços é a nossa praia.


#propaganda; #mensagem; #marketing; #marketingdeservicos; #design


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo