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A COMUNICAÇÃO INTEGRADA




“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo.”

Confúcio

 


Nós entendemos que a comunicação é um processo de transmissão de informações, de ideias e até de atitudes de uma pessoa para outra. É um processo de interação entre duas pessoas que, ampliando o alcance com o uso da tecnologia, é um processo de interação significativa entre várias pessoas.

 

Nas últimas décadas, com a chegada das modernas tecnologias de comunicação em massa, este processo de comunicação entre as pessoas se tornou mais disponível, muito mais variado e, portanto, muito mais complexo do que jamais foi.

 

Todos os processos de comunicação envolvem no mínimo, bem no mínimo mesmo, um emissor, um receptor e um canal por onde as mensagens são enviadas.

 

Com as novas tecnologias, a complexidade chegou de vez para a comunicação, e assim temos muitos emissores da mesma notícia, diversos canais com a mesma informação, vários retransmissores e diversos receptores. Uma estória contada diversas vezes sempre muda no meio do caminho.

 

No relacionamento com os clientes não é diferente.  Desenvolver a estratégia de comunicação e relacionamento com os clientes envolve a definição do mercado alvo, personas, tipo de canais, tipos de mensagem, motivos das mensagens, cores e aromas da comunicação que, para ser eficaz, precisa ter clareza e simplicidade para o receptor, pois, o que realmente importa, é a percepção e o entendimento da audiência.

 

Já parou para pensar como anda a comunicação com os seus clientes? As mensagens emitidas têm sido eficientes? De forma falada ou escrita, existem três principais dicas de comunicação que, se não forem observadas, prejudicarão muito o ato de comunicar.

 

Falar de forma clara. Comunicar é mais que dizer algo: é preciso que o outro entenda. Falar de forma simples, ter ideias objetivas e dizer apenas o essencial é fundamental para que a mensagem seja entendida;

 

Falar e escrever sem erros gramaticais é imprescindível. Pronunciar e dominar o idioma faz parte da clareza. A dificuldade no uso correto da língua, por exemplo, é responsável por 80% das eliminações de candidatos em entrevistas de emprego;

 

Perguntar não ofende e gera segurança para decisões. Recomendamos esclarecer os pontos importantes e pedir informações detalhadas sobre o tema a ser comunicado ou mesmo sobre a audiência antes de emitir a mensagem. Faça pesquisas qualitativas para entender a sua audiência.

 

Conheça seu cliente e descubra os seus hábitos de consumo. As interações e o relacionamento desenvolvido nos canais de mídia social fornecerão muitas dicas e detalhes sobre as preferências do seu público.

 

Feito isso, definido o seu público-alvo e melhor, a persona do seu produto ou serviço, os próximos passo para ter uma comunicação integrada é definir os canais e o formato das mensagens direcionadas a este determinado público.

 

Muitas vezes é possível colocar o consumidor no comando da comunicação dando a ele a opção de escolher com qual canal se relacionará com a empresa. Pesquisas, sugestões, reclamações, compras e como receberá o produto podem estar disponíveis e ao alcance do cliente em diversos e diferentes canais.

 

Mais do que vender produtos e serviços, procuramos com isso entregar uma determinada experiência para o consumidor. Desde o primeiro contato com a marca, o atendimento, a verificação das alternativas, as negociações, a compra, a entrega e até o pós-venda com assistência técnica e o suporte durante o uso precisam estar em sintonia com a persona definida, em harmonia com as comunicações adotadas, enfim, integrada à estratégia de comunicação da empresa.

 

 A comunicação utilizada nas estratégias de marketing tem buscado maior humanização nos contatos e, com o uso de canais bidirecionais, possibilitam o aprimoramento do relacionamento entre a empresa e seus consumidores. Este é o caminho lógico que, aliado ao uso de um poderoso CRM possibilita a gestão e o aprimoramento da fidelização de clientes.

 

Quer saber mais sobre as estratégias que podem ser utilizadas em sua empresa para integrar a comunicação e os canais de relacionamento com seus clientes? Nós temos soluções para estratégias de marketing utilizando o nosso CRM Patron para gerenciar o seu negócio, alinhar sua equipe e possibilitar a melhor experiência para os seus clientes.

 

A nossa experiência em gestão empresarial, na integração de equipes e no planejamento de marketing trarão resultados e a estabilidade da empresa em seu segmento de mercado.

 

Fale conosco.

 

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